Uma plataforma que acompanha e gerencia a rota do leite desde o produtor até a indústria foi a iniciativa vencedora da final nacional do desafio de startups Ideas for Millk, que aconteceu em 13 de dezembro de 2016, em Brasília. A equipe MILK´S ROTA - Plataforma de gestão da coleta de leite é de Belo Horizonte (MG) e apresentou a plataforma que automatiza e integra os dados do processo de coleta e captação de leite de laticínios e cooperativas de ponta a ponta.
Para o analista de sistema Otavio Augusto Fernandes, que ao lado de Juscelino Pereira, representa a equipe MILK´S Rota, o maior prêmio de vencer o desafio é ter o selo da Embrapa na solução apresentada pela startup. "Ter o reconhecimento de uma empresa como a Embrapa é o que dará visibilidade e credibilidade ao nosso trabalho junto ao mercado do agronegócio", afirma o vencedor.
Com realização da Embrapa, de startups e consultorias que atuam no segmento da TI (tecnologias da informação), inovação e do agronegócio - Agripoint, Carrusca Innovation, Litteris Consulting e Qranio -, o Ideas for Milk é o primeiro desafio do gênero voltado exclusivamente para um dos maiores setores do agronegócio brasileiro: o leite, que reúne quatro milhões de trabalhadores, com 1,3 milhões de produtores atuando em 99% dos municípios brasileiros.
"A ciência está passando por uma revolução, que é a transformação digital. Novas ferramentas estão aí para empoderar e fortalecer o segmento da agropecuária. É preciso atrair, cada vez mais, jovens para o mundo da agricultura e da alimentação", afirmou Maurício Lopes, presidente da Embrapa, na abertura do evento.
Conheça mais do Milk´s Rota em: www.milksrota.com.br.